top of page
Buscar

Crises de Ansiedade e a Normose no Brasil

  • Foto do escritor: CRIS LOPES
    CRIS LOPES
  • 4 de set. de 2024
  • 2 min de leitura
 

A ansiedade é uma condição natural do ser humano, sempre que passa pela expectativa de desafios, sentimos ansiedade, é uma energia que nos protege para que não façamos algo que possa nos prejudicar, mas o excesso de ansiedade nos paralisa pois há o medo de falhar, de não se adequar, de não ser aceito ou compreendido.


A crise de ansiedade é uma condição psicológica caracterizada por uma intensa sensação de medo, desconforto ou apreensão, muitas vezes acompanhada por sintomas físicos como palpitações, falta de ar, sudorese e tontura.


Dados da OMS apontam que o Brasil está em primeiro lugar com maior número de pessoas ansiosas 9,3% da população.


No livro " Normose: A patologia da normalidade", Pierre Weil, Jean-Yves Leloup e Roberto Crema, os autores nos alertam sobre vivermos de acordo com normas sociais e expectativas que tiram nossa individualidade, normas, na maioria das vezes, impraticáveis e inalcançáveis, trazendo expectativas que nunca serão supridas, tornando assim um solo fértil para as crises de ansiedade.


Em tempos de redes sociais, onde os padrões estéticos e comportamentais são difundidos sem critérios éticos, reforçando que não estamos falando de moral e sim de ética (é atemporal e multicultural), o Brasil se destaca por ter uma cultura de cuidados com a aparência física ,  dados do Sebrae apontam que o segmento de beleza já representa 4% do PIB nacional, se consolidando como um dos maiores do mundo. Portanto,  para os brasileiros, a pressão de se encaixar nessas normas de beleza e de comportamentos é maior que em outros países, aumentando ainda mais os índices estatísticos de crises de ansiedade.


Ser uma pessoa autêntica, estar de acordo com sua verdadeira natureza, exige autoconhecimento. 

Pois, na verdade, na maioria das vezes, o que pensamos, o que sentimos está misturado com as diversas informações que nos bombardeiam no dia-a-dia e não conseguimos destacar o que realmente pensamos, ou melhor o que realmente somos.


A meditação, o contato com a natureza, tempo de ócios para ouvir uma música, conversar com um amigo, ler um livro interessante, assistir um filme comovente, são ações que promovem esse autoconhecimento. Além da terapia, pois no setting terapêutico temos alguém para facilitar esse contato com seu Eu mais profundo.


Fontes:


Conselho Nacional da Saúde, publicado 23/04/2023



Weil, Pierre.  Leloup, Jean-Yves. Crema, Roberto. Normose: A patologia da normalidade - Editora Vozes - 2022 - SP 



 
 
 

Comments


Bem-Vindo a esse Blog

Aqui você encontra Textos  sobre Psicologia, Técnicas Terapêuticas e Espiritualidade

bottom of page